Organizações internacionais

O papel das organizações internacionais

Muitas das organizações internacionais foram criadas após a Segunda Guerra Mundial devido à necessidade de se tomarem medidas e adotarem ações concertadas no sentido de promover a responsabilidade comum, por forma a salvaguardar a segurança mundial coletiva.  

Organizações internacionais formais

As organizações formais são organizações imprescindíveis para o funcionamento do sistema mundial e das relações entre os vários Estados e atuam em áreas tão diversas, tais como:

  • a manutenção da paz
  • a cooperação económica
  • a regulação mundial do comércio 

Fonte: Manual G12 Geografia C - Ricardo Pinho, Simone Oliveira. 

A Organização das Nações Unidas

A ONU é uma organização internacional, de caráter universal, fundada em 1945, no pós segunda guerra mundial.
Foi criada com o objetivo principal de manter a paz e a segurança.

Fonte: Manual G12 Geografia C - Ricardo Pinho, Simone Oliveira. 

Países da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) é composta por 193 países-membros.

Lista de todos os países-membros por ordem alfabética:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados-membros_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados-membros_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas

Principais órgãos da ONU

A ONU é constituída por um conjunto de órgãos que apresentam funções diferentes:

  1. Assembleia Geral
  2. Conselho de Segurança (órgão mais importante)
  3. Conselho Económico e Social
  4. Secretariado
  5. Tribunal Internacional da Justiça
  6. Conselho de Tutela 

Fonte: Manual G12 Geografia C - Ricardo Pinho, Simone Oliveira. 

A capacidade recuperação da ONU

A ONU presta ajuda em variadas áreas e assenta em três setores:

Ajuda Financeira

Feita através de:

  • Fundo Monetário Internacional (FMI)

  • Banco Mundial (BM)

Ajuda Alimentar

Feita através de dois programas:

  • Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura (FOO)
  • Programa Alimentar (PAM)

Ajuda Técnica

Feita através de:

  • Organização Mundial do Comércio (OMC)
  • Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Fonte: Manual G12 Geografia C - Ricardo Pinho, Simone Oliveira. 

"Para que servem as operações de paz da ONU?"

Organizações internacionais 

Sala do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York.
Sala do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York.

O que é são as Organizações Internacionais?

Entende-se por Organizações Internacionais todas as associações ou grupos organizados cuja área de atuação extrapola as fronteiras de um Estado ou nação e que tenham uma estrutura orgânica permanente, voltada para o cumprimento de algum tipo de objetivos em torno do bem comum.

As Organizações Internacionais são associações voluntárias de Estados Soberanos, firmadas por um tratado internacional, que lhes garante personalidade jurídica autônoma, caráter estável, e que visam um propósito comum, através da cooperação internacional. 

 Organização internacional – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) 

Organizações internacionais informais

As Organizações Não Governamentais (ONG) têm uma importância crescente na sociedade. As ONG são organizações sem fins lucrativos, autónomas e independentes dos Estados e dos poderes político-partidários. Possuem uma forte componente de voluntariado e, por serem organizações da sociedade civil, são o reflexo da pluralidade nas sociedades, professando diferentes opções politicas, sociais, éticas e religiosas.

Fonte: Manual G12 Geografia C - Ricardo Pinho, Simone Oliveira. 

Categorias da ONG 

Humanitária

  • Cruz Vermelha Internacional
  • Médicos Sem Fronteiras 

Social

  • Centrais Sindicais Internacionais 

Desportiva

  • Comité Olímpico Internacional
  • Federação Internacional das Associações de Futebol 

Política

  • Internacional Socialista 

Ambiental

  • Greenpeace 

Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento (ONGD)

... as Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento (ONGD)

A ação das ONGD (Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento) desenvolve-se em três grandes esferas de atuação.
Áreas de atuação das ONGD:

  1. Cooperação para o desenvolvimento
  2. Ajuda humanitária e de emergência
  3. Educação para o desenvolvimento


Os recursos financeiros das ONGD provêm de participações privadas (donativos, campanhas de recolha de fundos) e públicas (donativos dos Estados ou de organizações internacionais).

A atuação das ONGD tem subjacente um conjunto diversificado de objetivos, dos quais se destacam:

  • Contribuir para o desenvolvimento sustentado e responsável dos países do Sul, através de projetos integrados de cooperação, que podem ir de pequenas realizações (construção de escolas, de postos médicos, etc.) a outras de maior envergadura (como a definição de programas nacionais de educação para a saúde).
  • Promover a cooperação entre as sociedades civis de vários países.
  • Agir junto dos governos e dos decisores políticos das instâncias internacionais para que se alterem as políticas nocivas ao desenvolvimento dos povos.

Fonte: Manual G12 Geografia C - Ricardo Pinho, Simone Oliveira. 

https://www.bing.com/search?q=organiza%c3%a7%c3%b5es+n%c3%a3o+governamentais+de+ambiente&FORM=AWRE
https://www.bing.com/search?q=organiza%c3%a7%c3%b5es+n%c3%a3o+governamentais+de+ambiente&FORM=AWRE

ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS DE AMBIENTE (ONGA)

  • As Organização não governamental de ambiente (ONGA) são organizações não governamentais cujo objetivo principal é o estudo ou a defesa do meio ambiente.
  • As ONGA desempenham um papel fundamental e relevante no domínio da promoção, proteção, sensibilização e valorização do ambiente, desenvolvendo uma ação de interesse público.

Movimento Internacional da Cruz Vermelha

https://www.icrc.org/pt/o-movimento
https://www.icrc.org/pt/o-movimento

O Movimento

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária do mundo. A sua missão é aliviar o sofrimento humano, proteger a vida e a saúde e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências. O Movimento está presente em todos os países e conta com o apoio de milhões de voluntários.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho dedica-se a prevenir e aliviar o sofrimento humano durante guerras e emergências, como epidemias, inundações e terremotos.

Não é uma organização única. Está composta pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e pelas 189 Sociedades Nacionais. Cada um desses componentes tem a sua identidade legal e o seu própria papel, mas estão unidos por sete Princípios Fundamentais: humanidade, imparcialidade, independência, voluntariado ,unidade e universalidade. Cada componente do Movimento tem o compromisso de respeitá-los e defendê-los.

A missão exclusivamente humanitária do CICV é proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados e outras situações de violência, assim como prestar-lhes assistência. Dirige e coordena as atividades internacionais que o Movimento conduz em conflitos armados.

A Federação inspira, facilita e promove atividades humanitárias realizadas pelas suas Sociedades Nacionais membros em prol das pessoas mais vulneráveis. Dirige e coordena as ações dos membros para assistir as vítimas de desastres naturais ou tecnológicos, os refugiados e as pessoas afetadas por emergências sanitárias. 

O Movimento | Comitê Internacional da Cruz Vermelha (icrc.org)

CICV: NECESSIDADES HUMANITÁRIAS - CONFLITO ARMADO QUE AFETA A FAIXA DE GAZA E ISRAEL

A Cruz Vermelha Portuguesa integra o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a maior rede humanitária do mundo, fundada por Henry Dunant em 1863 e que conta hoje com o apoio de milhões de voluntários.

A sua missão é aliviar o sofrimento humano, proteger a vida e a saúde e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências, como catástrofes naturais e acidentes.

O Movimento é constituído pelos seguintes organismos:

Comité Internacional da Cruz Vermelha

Criado em 1863, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização humanitária neutra e independente, sediada em Genebra. O seu papel está definido pelas Convenções de Genebra e a sua missão é ajudar as vítimas de conflitos armados e de violência, cooperando com o trabalho das Sociedades Nacionais nestas situações. 

Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Também sediada em Genebra, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) coordena o socorro internacional prestado pelas Sociedades Nacionais às vítimas de catástrofes naturais, epidémicas ou tecnológicas. Apoia ainda o desenvolvimento das Sociedades Nacionais, ajudando-as na implementação de projetos de preparação para desastres e no apoio aos grupos vulneráveis das suas comunidades locais.

Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

A maior parte dos países no mundo têm uma Sociedade Nacional (SN) da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho, sendo que actualmente existem cerca de 190.

Cada SN tem a responsabilidade de ajudar as pessoas vulneráveis no seu território e de, na medida das suas possibilidades, trabalhar em conjunto com o Movimento Internacional para apoiar as pessoas em crise no resto do mundo.

As SN prestam um largo número de serviços, sendo a diversidade das suas atividades reflexo das vulnerabilidades que existem localmente. Desde a promoção dos princípios fundamentais e dos valores humanitários do Movimento Internacional, à preparação e resposta a desastres, à saúde e assistência na comunidade, passando pelo apoio aos idosos e crianças e pelo ensino de primeiros socorros, as SN desenvolvem a sua acção enquanto auxiliares dos poderes públicos na área humanitária, tanto em tempo de guerra, como de paz.

Cruz Vermelha Portuguesa - Federação, Comité e Sociedades

Lista de trabalhos que devem constar no portfólio

Pedido pela professora

  • Escolher uma ONG e falar sobre 

Adicionado por mim

  • O papel das Organizações internacionais 
  • Organizações internacionais formais 
  • A Organização das Nações Unidas
  • Excerto - Carta da ONU 
  • Países da ONU
  • Principais órgãos da ONU 
  • A capacidade de recuperação da ONU 
  • Organizações internacionais 
  • Organizações internacionais informais 
  • Categorias das ONG 
  • Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento (ONGD)
  • ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS DE AMBIENTE (ONGA)

  • vídeos 


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora