Fluxos de bens e serviços

Obrigatório 

https://globalskylogistics.com/global-sky-logistics/logistics-operations-throughout-the-world-wide-locations/
https://globalskylogistics.com/global-sky-logistics/logistics-operations-throughout-the-world-wide-locations/

Globalização e Intercâmbio, dois conceitos impartíveis

Intimamente relacionados, estes conceitos apresentam uma relação de efeito-causa. A Globalização, fruto de um conjunto de inovações técnicas e acordos supranacionais, e o Intercâmbio, existente devido a esse mesmo aprofundamento internacional da integração económica, social, cultural e política.

https://geoinova.fcsh.unl.pt/revistas/files/n5-7.pdf
https://geoinova.fcsh.unl.pt/revistas/files/n5-7.pdf

A História do Intercâmbio

Embora em reduzida quantidade, os seres humanos já realizavam trocas há milhares de anos, abrangendo todas as esferas da atividade humana. A Rota da Seda ( 8000 a.C ), que ligava a Ásia, África e Europa, é um bom exemplo do poder transformador de troca que existia no "Velho Mundo".

obrigatório 

A evolução dos Fluxos de Bens e Serviços

Ao longo da história do ser humano, a atividade comercial tem adquirido uma importância económica crescente. Mas foi desde a segunda metade do século XX que se registou a sua maior expansão e consequentemente o maior salto a nível de desenvolvimento que alguma vez a humanidade teve.

Simplificação da contratação de serviços de tecnologias de informação - Portugal Digital

Fluxos de bens em Portugal 

Importações
Exportações

Dados estatísticos de Comércio Internacional em Portugal | Pordata

Fluxos de serviços em Portugal 

Exportações
Importações

Portugal: Exportações de serviços: total e por tipo | Pordata 

Fluxos de informação 

do meu interesse 

Atualmente, contamos com uma complexa rede de comunicação, na qual as mais diversas informações circulam de uma maneira muito mais acelerada. De acordo com estes meios de comunicação, hoje em dia é muito mais fácil e rápido obtermos informações de qualquer parte do mundo.

Porém, tanto as redes de telecomunicação como os fluxos de informação apresentam grandes desigualdades ao longo do mundo.


A fusão das TIC com a informática- Era digital

As transformações tecnológicas estão diretamente relacionadas com a alternância entre períodos de crescimento e de crise. Isto é, uma fase de crescimento associa-se ao surgimento de novas tecnologias e quando o seu potencial se esgota, surge um período de crise até que hajam outras inovações.

As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) são o impulsionador da mais recente vaga tecnológica, que é a Terceira Revolução Industrial.

fluxos de informçaõ - Procurar (bing.com)

do meu interesse 

A era digital

  • A era digital decorre de um processo de difusão das tecnologias de informação e comunicação, com vários níveis diferenciados.
  • A Internet ocupa um papel central devido ao facto de permitir a comunicação em tempo real, com um custo muito baixo e a uma escala global.

do meu interesse

A era do informacionalismo 

A chamada sociedade da informação baseia-se na inovação imposta pelas tecnologias informáticas, nas quais se destaca a flexibilidade e a adaptabilidade para garantir a sua eficácia e velocidade Present all the details.
https://prezi.com/p/mpqmr_gfrk8i/redes-geograficas-e-fluxos-de-informacao/
https://prezi.com/p/mpqmr_gfrk8i/redes-geograficas-e-fluxos-de-informacao/

As alterações significativas nas tecnologias informáticas possibilitaram e justificaram um aumento da circulação de informação, que é visível na taxa de penetração da Internet por região, a nível mundial.

Conclui-se então que:

  • As transformações nas tecnologias informáticas estruturam-se na produção, no processamento e na transmissão da informação, interagindo com a economia, a cultura e a sociedade.
  • A massificação das tecnologias de informação e comunicação permite ganhos no armazenamento e na troca de informações.
https://prezi.com/depygcxwy6x3/os-fluxos-de-informacao/
https://prezi.com/depygcxwy6x3/os-fluxos-de-informacao/

A infoexclusão/ exclusão digital

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são, por um lado, um meio de produtividade e comunicação mas, por outro lado, são também um meio que remete para a infoexclusão/exclusão digital de todos aqueles que não possuem meios económicos e técnicos de acesso às TIC.

https://prezi.com/depygcxwy6x3/os-fluxos-de-informacao/
https://prezi.com/depygcxwy6x3/os-fluxos-de-informacao/

Índice de desenvolvimento das TIC

Para compararmos a evolução das TIC nos diversos países, foi criado este índice composto que combina vários indicadores numa única medida que varia de 0 a 10. Este índice avalia e acompanha a exclusão digital global.

Os dez países com IDT mais elevado localizam-se, maioritariamente, na Europa, Ásia e Pacífico. Logo, os países menos conectados são os que apresentam valores mais baixos de IDT.

do meu interesse

https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/as_tic_para_um_mundo_mais_seguro.pdf
https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/as_tic_para_um_mundo_mais_seguro.pdf

Novas oportunidades e novas ameaças

Numa sociedade em que as principais funções estruturam-se em torno das TIC, estas exercem uma forte influência no nosso quotidiano, criando não só novas oportunidades como também novas ameaças.

do meu interesse

https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/as_tic_para_um_mundo_mais_seguro.pdf
https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/as_tic_para_um_mundo_mais_seguro.pdf

O teletrabalho

O desenvolvimento da comunicação eletrónica e dos sistemas de informação determinou uma crescente dissociação entre a proximidade espacial e o desempenho de funções, como por exemplo o trabalho (teletrabalho).

As vantagens do teletrabalho:

  • A redução do tempo de viagem dos funcionários.
  • O aumento da efetividade de horas de trabalho.
  • O aumento de tempo livre.

Porém, perde-se o sentido de trabalho de equipa, pois os funcionários apenas comunicam com o patrão, logo deixa de haver interação entre os funcionários e o trabalhador torna-se mais sedentário.

Comércio justo

do meu interesse

Nascido da indignação perante as injustiças do comércio internacional, e da procura de alternativas neste âmbito, o movimento foi elaborando, ao longo das primeiras décadas.

Mesmo com um sistema comercial já 'enraizado' na sociedade moderna, existem alternativas para quem procura escolhas mais sustentáveis. É o caso do Comércio Justo, um modelo comercial que procura estabelecer uma "aliança" entre todos os atores da cadeia comercial, desde os produtores aos consumidores, visando negar algumas das principais "injustiças" do comércio atual, construindo antes princípios e práticas económicas mais justas e coerentes.

O Comércio Justo (ou Fair Trade) nasceu na Holanda, nos anos 60, assumindo como princípios básicos a transparência e a educação dos consumidores, tal como o seu respeito e preocupação pelo meio ambiente. No fundo, o Comércio Justo sobrepõe as pessoas ao lucro.

Este modelo age, ainda, como representante de outros pilares éticos, tais como:

  • Igualdade de género;
  • Exclusão da exploração infantil;
  • Estabilidade das relações comerciais;
  • Qualidade dos produtos;
  • Pré-financiamento dos produtores.

O Comércio Justo é, sobretudo, importante para os diversos participantes da cadeia de valor de cada produto. Isto porque, na esmagadora maioria das vezes, os atores primários dessa mesma cadeia, como os agricultores, recebem uma mínima parte da fatia do lucro daquilo que ajudam a produzir. Um dos maiores exemplos onde isso acontece é na indústria têxtil, onde quem recolhe a matéria-prima, como o algodão, ou quem trata do corte e costura, recebe uma ínfima parte do valor a que o produto final é vendido.

A uma escala menor, isto também acontece no setor alimentar, sendo que, aqui, o comércio justo assume uma importância muito maior, uma vez que é um sistema que ajuda negócios locais e/ou familiares e também organizações cooperativas. Por fim, este modelo confirma-se também útil para o consumidor final, dado que lhe permite conhecer a origem daquilo que compra com total transparência.

Comércio justo: o que é, a importância e o impacto (continente.pt) 

Fluxos Migratórios 

do meu interesse


Fluxos Migratórios

Fluxo migratório é uma referência genérica ao movimento de entrada (imigração) e saída de pessoas (emigração). Migrante é todo aquele que saiu do seu local de residência por um período de mais ou menos tempo.

Fluxos migratórios fazem parte do processo de globalização, pois com o deslocamento de pessoas acontece o deslocamento de informações culturais, económicas, sociais e políticas. Com o desenvolvimento de novos meios de transporte, os fluxos de migração têm aumentado, pois deslocar-se de um local para outro tem se tornado uma pratica cada vez mais fácil, rápida e económica.

O fluxo migratório é uma maneira que as pessoas encontram de tentar uma nova vida em outro país ou até mesmo continente. Os motivos das migrações podem ser por causa de catástrofes ambientais , falta de trabalho , desastres naturais , ou por conta da atual situação do pais. 

https://www.wikiwand.com/pt/Fluxo_migrat%C3%B3rio
https://www.wikiwand.com/pt/Fluxo_migrat%C3%B3rio

Espaço de fluxos e atores mundiais

do meu interesse

Tipos de migrações

Existem diversos tipos de migrações, que podem ser identificados e agrupados segundo critérios distintos. Quanto ao critério de qualificação, as migrações podem ser:

  • Altamente qualificadas;
  • Qualificadas, para exercício de funções aquém das habilitações;
  • Para adquirir qualificações;
  • Não qualificadas.

Em relações a outros critérios, as migrações podem ser:

  • Forçadas;
  • Póstumas;
  • Tipo "astronauta".
https://www.europarl.europa.eu/news/pt/agenda/briefing/2021-09-13/5/migracao-legal-regime-de-acesso-de-trabalhadores-altamente-qualificados
https://www.europarl.europa.eu/news/pt/agenda/briefing/2021-09-13/5/migracao-legal-regime-de-acesso-de-trabalhadores-altamente-qualificados

Migrações altamente qualificadas

Os países desenvolvidos têm apostado, cada vez mais, em empregar profissionais de elevadas qualificações e técnicos especialistas que emigram, contribuindo para a "fuga de cérebros"


https://tantosapatoseudescalco.blogspot.com/2013/02/tipos-de-migracoes.html
https://tantosapatoseudescalco.blogspot.com/2013/02/tipos-de-migracoes.html

Migrações qualificadas para funções aquém do grau de instrução

Nos últimos anos, o desmembramento dos países de Leste e as suas condições de vida degradaram-se substancialmente, assim como as economias.

Muitos habitantes qualificados necessitaram de partir para o Ocidente com o objetivo de obter um emprego.

A maioria destes migrantes sujeitam-se a condições precárias e a empregos aquém do seu nível de instrução.

https://news.un.org/pt/story/2018/05/1625411
https://news.un.org/pt/story/2018/05/1625411

Adquirir qualificação no estrangeiro

Este tipo de migração é típico de países pouco desenvolvidos, nomeadamente africanos. 

"68% dos profissionais angolanos no exterior pretendem regressar depois".
https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/imigracao-e-emigracao-em-portugal
https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/imigracao-e-emigracao-em-portugal

Migrações de trabalhadores pouco qualificados

Vários países industrializados são grandes recetores de mão de obra não qualificada, maioritariamente ilegal, destinada à construção, à indústria do vestuário, à indústria alimentar, etc. A entrada destes imigrantes responde aos interesses dos empregadores.

https://pacnur.org/pt
https://pacnur.org/pt

Migrações forçadas

A migração forçada inclui não só os refugiados e os requerentes de asilo como também as pessoas deslocadas devido a catástrofes ambientais ou a projetos de desenvolvimento.

Atualmente, o número de refugiados atinge valores preocupantes, quer nos países de origem quer nos de acolhimento.

O ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) presta auxilio:

  • Às pessoas em busca de asilo;
  • Às pessoas deslocadas internamente;
  • Aos retornados em situação de pós conflito;
  • Às pessoas deslocadas por razões ambientais.
https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/imigracao-e-emigracao-em-portugal
https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/imigracao-e-emigracao-em-portugal

Migrações de retorno

Este tipo de migração tem vindo a aumentar com repercussões culturais, socias e económicas nos países de retorno.

https://tantosapatoseudescalco.blogspot.com/2013/02/tipos-de-migracoes.html
https://tantosapatoseudescalco.blogspot.com/2013/02/tipos-de-migracoes.html

Migração tipo "astronauta"

Neste tipo de migração, as famílias deslocam-se para um país e o sustento da família regressa ao país de origem para trabalhar, viajando constantemente entre o país de origem e o país onde a família está a residir.


https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/92764/1/Muriel%20Tumelero%20Lorenzi.Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/92764/1/Muriel%20Tumelero%20Lorenzi.Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Migrações de reformados

A melhoria dos transportes e comunicações, aliada à vida de reformado, tem originado um fluxo migratório em busca de melhor clima e ambientes mais agradáveis.

Migração póstuma

Muitos migrantes fazem questão, por razões afetivas e socioculturais, que os seus corpos voltem à terra natal para aí serem enterrados.

Causas das migrações 

do meu interesse

https://conceitosdomundo.pt/migracao/
https://conceitosdomundo.pt/migracao/

As causas das migrações são múltiplas e não podemos estabelecer uma relação entre pobreza e emigração. As migrações são, ao mesmo tempo, o efeito e causa do desenvolvimento.

De entre as causas destacam-se:

  • Explicações demográficas;
  • Explicações económicas;
  • Explicações histórico institucionais;
  • Explicações sociológicas.

Explicações demográficas

As razões demográficas, que estão na base de muitas migrações, explicam-se, sobretudo, pela estrutura etária.

Os países desenvolvidos do Norte do Sudão, com forte envelhecimento populacional, escassez de gente em idade ativa e carência de mão de obra para a realização de trabalhos de baixas qualificações, são um fator de atração das populações do Sul do país.

Em contraste, na Alemanha verifica-se o envelhecimento, a baixa natalidade e a imigração.

Explicações económicas

As explicações económicas passam pela procura de salários mais elevados e de melhores oportunidades nas áreas de destino.

Atualmente, as migrações são uma forma de sobrevivência familiar e comunitária, moldada por fatores como a segurança, e a sustentabilidade familiares, o papel das remessas e as possibilidades de investimento.

Explicações histórico institucionais

As empresas e os Estados tiveram um papel importante no desencadeamento e modelação dos fluxos migratórios. Por exemplo, os recrutamentos de mão de obra no pós Segunda Guerra Mundial e as migrações para os países produtores de petróleo, recorrendo a sistemas de trabalho contratado.

Explicações sociológicas

Este tipo de explicações estão na base da importância do capital social e cultural:

  • O capital cultural engloba o conhecimento das caraterísticas da sociedade, das oportunidades que oferece, dos modos de deslocação e das oportunidades de trabalho;
  • O capital social diz respeito aos relacionamentos necessários para emigrar de modo seguro e eficiente.

Fluxos de capitais 

do meu interesse 

https://prezi.com/pbjwmlbhgtqd/fluxo-de-capitais/
https://prezi.com/pbjwmlbhgtqd/fluxo-de-capitais/

No mundo globalizado em que vivemos existe um grande fluxo de capital (transações financeiras, como compra e venda de ações de empresas, títulos e moedas), esse tipo de atividade foi impulsionada pelas evoluções que aconteceram nos meios de comunicação.

O mundo atualmente está interligado por meio de uma complexa rede de comunicação, como:

  • Telefone móvel e fixo
  • Satélites,
  •  Internet 
  • ...

Esses permitem que bilhões de dólares sejam transferidos entre os mais variados países do mundo num único dia. Através de um clique uma pessoa pode investir milhões de euros em outra parte do mundo, isso é um exemplo de fluxo de capital.

https://prezi.com/pbjwmlbhgtqd/fluxo-de-capitais/
https://prezi.com/pbjwmlbhgtqd/fluxo-de-capitais/

Os diferentes tipos de agentes/ atores existentes

Os principais centros financeiros situam-se nas grandes cidades do mundo atual, pois apresentam características privilegiadas ao nível de acumulação de riqueza, de recursos humanos de negócios de mercados infraestruturas e competitividade em geral.

Principais centros financeiros:

  • América do Norte: Nova lorque, Boston, São Francisco
  • Europa: Londres, Genebra, Zurique
  • Ásia: Tóquio, Seul, Hong-Kong, Singapura

Fluxo de Capitais by Alexandra Pinto on Prezi 

Tipos de fluxos de capitais

  • CRÉDITOS BANCÁRIOS;
  • INVESTIMENTO DIRETOS ESTRANGEIROS (IDE);
  • INVESTIMENTOS DE CARTEIRAS.
https://www.bing.com/images/search?q=fluxos+de+capitais&form=QBIR&first=1&cw=1513&ch=742
https://www.bing.com/images/search?q=fluxos+de+capitais&form=QBIR&first=1&cw=1513&ch=742

Distribuição mundial de fluxos

O lugar onde grande parte das negociações ocorre é nas bolsas de valores que estão espalhadas por diferentes pontos do planeta, e que se encontram interligadas. Atualmente, as principais bolsas estão localizadas em cidades de países desenvolvidos:

  • Nova lorque (EUA)
  • Londres (Inglaterra)
  • Paris (França)
  • Tóquio (Japão)
  • São Paulo (Brasil)

Fluxo de Capitais by Alexandra Pinto on Prezi 

https://www.bing.com/images/search?q=consequencias+e+solucoes+para+os+fluxos+de+capitais&form=HDRSC4&first=1&cw=1513&ch=742
https://www.bing.com/images/search?q=consequencias+e+solucoes+para+os+fluxos+de+capitais&form=HDRSC4&first=1&cw=1513&ch=742

Consequências/riscos associadas a esses fluxos e eventuais soluções

  • Agravamento da dívida mundial
  • Grande exploração de recursos
  • Aumento da dependência dos países menos desenvolvidos face aos países desenvolvidos
  • Aumento da pobreza, da fome e do desemprego
  • Desigualdades geográficas na circulação de capitais - A maioria das exportações são feitas pelos países desenvolvidos e pela UE
  • Problema da facilidade de circulação de capitais
"Nairóbi acolhe especialistas para debater fluxos financeiros ilícitos em África
Transações ilegais envolvem quase o dobro da ajuda pública ao desenvolvimento para o continente, ECA pede coerência e cooperação para abordar o problema.
(...)
Os fluxos financeiros ilícitos em África tornaram-se uma grande preocupação pelo seu impacto e dimensão negativos na agenda de desenvolvimento e na governação do continente.
Estima-se que as perdas da região sejam de até US$ 50 mil milhões (cerca de 43 mil milhões de euros) por ano, o equivalente a cerca do dobro da ajuda pública ao desenvolvimento destinada a África. *

Soluções

  • Expandir as ETN
  • Aumentar os fluxos de investimento

Fluxos capitais by beatriz carvalho on Prezi 

Fluxos de turismo

do meu interesse

A partir das últimas décadas do século XX, o turismo de massas teve um desenvolvimento significativo. Alguns dos principais fatores responsáveis por esse desenvolvimento são:

  • Acesso da maioria da população dos países desenvolvidos ao lazer;
  • Os progressos registados nos transportes e comunicações;
  • A conjugação dos transportes com atraentes propostas de preços;
  • A internacionalização das visitas turísticas;
  • O desenvolvimento de infraestruturas de apoio ao turismo.

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/especial-confira-em-numeros-a-evolucao-do-turismo-nos-ultimos-anos/
https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/especial-confira-em-numeros-a-evolucao-do-turismo-nos-ultimos-anos/

Turismo sustentável

O turismo sustentável pretende salvaguardar o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento económico da atividade, ou seja, capaz de satisfazer as necessidades das presentes e futuras gerações.

Deve, acima de tudo, procurar a compatibilização entre os anseios dos turistas e os das regiões receptoras, garantindo a proteção do meio ambiente e estimulando o desenvolvimento da atividade em conjunto com a sociedade local envolvida.

A sustentabilidade significa, no âmbito do turismo, repensar as funções e as consequências ecológicas, económicas e sociais das atividades de lazer.

O turismo só é sustentável se trouxer benefícios para os habitantes da região turística e não causar danos aos recursos biofísicos.

Sustentabilidade no turismo (turismodeportugal.pt) 

Lista de trabalhos que devem constar no portfólio

Pedido pela professora

  • Fluxos de bens e serviços

Adicionado por mim

  • A era digital
  • A era do informacionalismo

  • O  teletrabalho

  • Fluxos de informação 

  • Comércio justo
  • Fluxos migratórios 
  • Espaço de fluxos e atores mundiais 
  • Tipos de migrações
  • Causas das migrações 
  • Fluxos de capitais 
  • Fluxos de turismo 
  • Turismo sustentável


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora